Felsberg Advogados
  • Home
  • O Escritório
    • Quem Somos
    • Departamento Internacional
    • Asian Desk
    • French Desk
    • German Desk
    • Hispanic Desk
    • U.S. Desk
    • Doing Business
  • Pro bono
  • Áreas de atuação
  • Profissionais
    • Sócios de Capital
    • Advogados
    • Consultores e Parceiros
  • Novidades
  • Trabalhe Conosco
  • Contato
Instagram Linkedin Linkedin
  • Pt
  • En
Instagram Linkedin Linkedin
Felsberg Advogados
Home » Alerts » Publicado Decreto que regulamenta as exceções à proibição de importação de resíduos sólidos no Brasil
Novidades
23/04/2025
Por: Fabricio Soler Daniela Ferreira da Mota Rafael Locatelli Augusto Marina Guttierrez

Publicado Decreto que regulamenta as exceções à proibição de importação de resíduos sólidos no Brasil

Alerts

Em 17/04/2025, o Governo Federal publicou o Decreto Federal nº 12.438/2025, que regulamenta as exceções à proibição de importação de resíduos sólidos introduzida pela nova redação do art. 49, §1, da Lei Federal nº 12.305/2010 (Política Nacional de Resíduos Sólidos ou “PNRS), com vistas a permitir, de forma controlada e excepcional, a importação de determinados resíduos sólidos para fins de transformação de materiais e minerais estratégicos em processos industriais, observadas as condições e salvaguardas ambientais estabelecidas pela legislação nacional e por acordos internacionais, como a Convenção da Basileia. Veja o nosso alert anterior neste link.

 

O novo regulamento reforça a expressa proibição da importação de rejeitos de qualquer natureza, resíduos sólidos perigosos, e resíduos que possam causar danos ao meio ambiente ou à integridade sanitária, ressalvado o disposto no art. 49, § 2º, da PNRS.

 

Em relação aos resíduos sólidos, reitera que é proibida a importação para outras finalidades que não sejam a transformação de materiais e minerais estratégicos em processos industriais, conforme o disposto no art. 49, caput e § 1º da PNRS. Além de respeitar a destinação apontada, tais resíduos com importação autorizada foram compreendidos no Anexo do Decreto, perfazendo resíduos de alumínio, cobre, aço, vidro e outros especificados pela Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM).

 

O Anexo do Decreto poderá ser objeto de revisão, a ser proposta conjuntamente pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, considerados os critérios para inclusão ou exclusão do código Nomenclatura Comum do Mercosul – NCM, previstos no art. 4º da norma.

 

Os resíduos sólidos exportados pelo Brasil também se enquadram na exceção de importação, podendo ser retornados ao País (art. 1º, § 4º).

 

O art. 2º do Decreto justifica a sua própria pretensão, realçando que a indústria brasileira que utiliza resíduos como insumos industriais deverá priorizar a aquisição de resíduos disponíveis no mercado interno, especialmente aqueles provenientes de cooperativas, associações e outras formas de organização popular de catadoras e catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis, promovendo a economia circular e fortalecendo os sistemas de logística reversa.

 

Por fim, o Decreto também determina que os órgãos competentes deverão monitorar e fiscalizar o cumprimento das disposições nele previstas, visando garantir o respeito às condições estabelecidas para proteção ambiental e à saúde pública.

Tags: #NCM#residuossolidosImportacaoPNRS
Compartilhar:
Felsberg Advogados
Logo_Eco
© FELSBERG ADVOGADOS - 2026 - Todos os direitos reservados
  • Política de Privacidade
  • Política Anticorrupção
  • Código de Conduta
  • Guia de Conduta de Fornecedores
Globo
  • São Paulo
  • Rio de Janeiro
  • Brasília