Felsberg Advogados
  • Home
  • O Escritório
    • Quem Somos
    • Departamento Internacional
    • Asian Desk
    • French Desk
    • German Desk
    • Hispanic Desk
    • U.S. Desk
    • Doing Business
  • Pro bono
  • Áreas de atuação
  • Profissionais
    • Sócios de Capital
    • Advogados
    • Consultores e Parceiros
  • Novidades
  • Trabalhe Conosco
  • Contato
Instagram Linkedin Linkedin
  • Pt
  • En
Instagram Linkedin Linkedin
Felsberg Advogados
Home » Blog » Blog Tributário » Programa “Nos Conformes” Começa a Ser Implementado
Novidades
Programa “Nos Conformes” Começa a Ser Implementado
11/09/2019
Por: Rodrigo Prado Gonçalves Caroline Gargiulo

Programa “Nos Conformes” Começa a Ser Implementado

Blog Tributário

O governo de São Paulo publicou ontem o Decreto nº 64.453, que regulamenta o Programa Nos Conformes, sistema de classificação de contribuintes que concederá vantagens aos bons pagadores. O programa foi instituído ano passado pela Lei Complementar nº 1.320 mas estava em fase de testes e passou a funcionar plenamente a partir de 1º de setembro. O sistema de classificação será operacionalizado mediante atribuição de notas considerando dois critérios: pagamento atualizado do ICMS e emissão de notas fiscais em consonância com valores declarados ao Fisco. A classificação se dará da seguinte maneira:

  • A+:  contribuinte que não tem pagamento atrasado nem obrigação acessória vencida por mais de 60 dias;
  • A:  contribuinte tem pagamento atrasado ou obrigação acessória vencida por período entre 60 e 90 dias;
  • B:  contribuinte tem pagamento atrasado ou obrigação acessória vencida por período entre  90 e 120 dias;
  • C:  contribuinte tem pagamento atrasado ou obrigação acessória vencida por período entre 120 e 180 dias;
  • D: contribuinte tem pagamento atrasado ou obrigação acessória vencida por mais de 180 dias;
  • E: contribuinte em situação cadastral inativa; e
  • NC (não classificado): classificação de caráter transitório, aplicado a contribuintes em início de atividade.

Durante a fase de testes e debates sobre o programa, um dos pontos de maior polêmica consistia na publicização das notas. O temor dos contribuintes era sofrer uma exposição prejudicial sem oportunidade de discussão da classificação atribuída. Essa questão parece ter sido dirimida pelo governo estadual: o decreto prevê que as notas serão publicadas somente após o aceite do contribuinte. Havendo discordância em relação à classificação, o contribuinte poderá apresentar requerimento para revisão da nota atribuída.

O decreto não trata, porém, dos benefícios e desvantagens decorrentes de cada classificação fiscal. De todo modo, especula-se que as vantagens dirão respeito à obtenção de parcelamentos fiscais em condições mais favoráveis e possibilidade de negociação de garantias em ações judiciais. Por outro lado, estima-se que contribuintes com notas consideradas ruins serão fiscalizados de maneira mais contundente.

O programa segue os moldes do Cadastro Positivo Fiscal idealizado pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional relativamente às obrigações tributárias no âmbito federal, ainda pendente de implementação.

Ambos os programas podem trazer sensíveis vantagens aos contribuintes bem colocados. Considerando o contexto atual de crise econômica, margens estreitas de lucro e os altos custos envolvidos tanto no adimplemento de obrigações tributárias como na discussão judicial de débitos, qualquer benefício obtido pode representar enorme vantagem concorrencial.

Tags: Divida AtivaICMSNos ConformesSP
Compartilhar:
Felsberg Advogados
Logo_Eco
© FELSBERG ADVOGADOS - 2026 - Todos os direitos reservados
  • Política de Privacidade
  • Política Anticorrupção
  • Código de Conduta
  • Guia de Conduta de Fornecedores
Globo
  • São Paulo
  • Rio de Janeiro
  • Brasília