Felsberg Advogados
  • Home
  • O Escritório
    • Quem Somos
    • Departamento Internacional
    • Asian Desk
    • French Desk
    • German Desk
    • Hispanic Desk
    • U.S. Desk
    • Doing Business
  • Pro bono
  • Áreas de atuação
  • Profissionais
    • Sócios de Capital
    • Advogados
    • Consultores e Parceiros
  • Novidades
  • Trabalhe Conosco
  • Contato
Instagram Linkedin Linkedin
  • Pt
  • En
Instagram Linkedin Linkedin
Felsberg Advogados
Home » Alerts » Nova lei sobre áreas de preservação permanente em áreas urbanas consolidadas
Novidades
3/01/2022
Por: Tasso Cipriano André Castilho

Nova lei sobre áreas de preservação permanente em áreas urbanas consolidadas

Alerts

Entrou em vigor em 29/12/2021 a Lei Federal nº 14.285/2021, que altera o Código Florestal (Lei Federal nº 12.651/2012), a lei de regularização fundiária em áreas da União na Amazônia Legal (Lei Federal nº 11.952/2009) e a lei de parcelamento do solo urbano (Lei Federal nº 6.766/1979) no tocante a área de preservação permanente (APP) em áreas urbanas consolidadas.

Segundo o Código Florestal, APP é a “área protegida, coberta ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica e a biodiversidade, facilitar o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas”. A vegetação situada em APP, cuja largura mínima é determinada pelo próprio Código Florestal conforme o tipo e a localização da área, deve ser mantida e só pode ser suprimida em caso de utilidade pública, de interesse social ou de baixo impacto ambiental.

Oito meses após o Superior Tribunal de Justiça decidir que, às APPs em torno de cursos d’água em áreas urbanas consolidadas, se aplica a faixa marginal de 30 a 500 metros estabelecida pelo Código Florestal em vez da faixa de 15 metros prevista na lei de parcelamento do solo urbano (Recurso Especial nº 1.770.760/SC), a nova lei permite que lei municipal ou distrital defina faixas marginais diferentes daquelas fixadas pelo Código Florestal. Entre os requisitos para tanto está a oitiva dos conselhos estaduais, municipais ou distritais de meio ambiente.

Tags: Áreas UrbanasCodigo FlorestalPreservação
Compartilhar:
Felsberg Advogados
Logo_Eco
© FELSBERG ADVOGADOS - 2026 - Todos os direitos reservados
  • Política de Privacidade
  • Política Anticorrupção
  • Código de Conduta
  • Guia de Conduta de Fornecedores
Globo
  • São Paulo
  • Rio de Janeiro
  • Brasília