Novidades
3/05/2018

Segunda edição do Biomass Day ganha dois dias a mais e expande agenda de discussões sobre geração de energia

Com o tema “Demanda por incentivos diante de um mega potencial e resultados comprovados”, congresso ocorre de 22 a 24 de maio dentro da EnerSolar + Brasil.

Após o bem sucedido lançamento no ano passado, a segunda edição do Biomass Day – Congresso Internacional da Biomassa ganhou dois dias inteiros a mais para discussões sobre o potencial e demanda por incentivos para a biomassa como fonte de energia e geração de produtos com alto valor agregado. O evento ocorre no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center de 22 a 24 de maio e as inscrições podem ser feitas pelo site www.enersolarbrasil.com.br.

O Biomass Day é realizado dentro da 7ª EnerSolar + Brasil | Feira Internacional de Tecnologias para Energia Solar, organizada pela Cipa Fiera Milano. O tema do congresso é “Demanda por incentivos diante de um mega potencial e resultados comprovados” e cada dia terá um subtema: cenário regulatório e mercadológico para os agentes de biomassa; resultados na aplicação da agrobiotecnologia e química verde; rentabilização de resíduos.

De acordo com o diretor comercial da Cipa Fiera Milano, Rimantas Sipas, o objetivo principal é estimular junto ao mercado brasileiro a discussão de que biomassa é, antes de tudo, fonte para geração de bioenergia. “Vamos expor a fundo questões como os impactos da revisão de normas do setor elétrico e financiamento de projetos para empresários, pesquisadores, representantes do governo e demais entidades”, afirma.

A primeira mesa redonda do Biomass Day será aberta pelo sócio do Felsberg Advogados, Fabricio Soler, responsável pelo Departamento de Ambiente e Sustentabilidade e presidente da Comissão de Direito da Energia da OAB/SP. Ele destaca a relevância e contemporaneidade do evento por ressaltar a discussão sobre biomassa no atual cenário em que há tantos obstáculos para a hidroenergia e muitas dificuldades associadas ao licenciamento de grandes hidrelétricas no Brasil.

“Pretendo abordar as últimas regulações em âmbito nacional e nos estados para a biomassa, bagaço e palha da cana-de-açúcar, resíduos de madeira, resíduos sólidos urbanos, dentre outros, assim como instrumentos econômicos e financeiros que incentivem a expansão dessa fonte de energia”, explica. De acordo com Soler, é altamente necessário fomentar novos investimentos neste segmento, potencializando a participação de fontes renováveis na matriz energética.

A gerente executiva da ABiogás – Associação Brasileira de Biogás e Biometano, Camila Agner D’Aquino, participará da segunda mesa redonda e salienta a importância de dar visibilidade às questões relacionadas à biomassa e ao biogás para o público qualificado de diversos setores que visita a EnerSolar + Brasil. “Buscamos promover uma mudança de paradigma. No Brasil, nos últimos 50 anos, o biogás foi visto como um subproduto do tratamento de resíduos e efluentes. Queremos demonstrar que, com o uso da tecnologia eficiente e apropriada, é possível transformar o que agora é visto como um passivo ambiental em um ativo energético”.

Demais profissionais convidados que abordarão diversos temas dentro do Biomass Day incluem o diretor de Tecnologia e Regulação de Solar e Biomassa na Cogen – Associação da Indústria de Cogeração de Energia, Leonardo Caio Filho; presidente da Udop – União dos Produtores de Bioenergia, Celso Junqueira Franco; coordenador comercial da Regional BH da Alsol Energias Renováveis, Cristiano Piroli.