Felsberg Advogados
  • Home
  • O Escritório
    • Quem Somos
    • Departamento Internacional
    • Asian Desk
    • French Desk
    • German Desk
    • Hispanic Desk
    • U.S. Desk
    • Doing Business
  • Pro bono
  • Áreas de atuação
  • Profissionais
    • Sócios de Capital
    • Advogados
    • Consultores e Parceiros
  • Novidades
  • Trabalhe Conosco
  • Contato
Instagram Linkedin Linkedin
  • Pt
  • En
Instagram Linkedin Linkedin
Felsberg Advogados
Home » Especial COVID-19 » Conselho Federal de Medicina permite a telemedicina durante a crise do Covid-19
Novidades
23/03/2020
Por: Marianne Albers Eduardo Périllier Thais Raylla Fernandes

Conselho Federal de Medicina permite a telemedicina durante a crise do Covid-19

Especial COVID-19

O Conselho Federal de Medicina (CFM) oficializou a autorização para prestação de serviços médicos à distância

Em decorrência do cenário pandêmico enfrentado pelo País, o CFM finalmente se posicionou pela possibilidade do exercício da medicina recorrendo a meios audiovisuais de comunicação.  O reconhecimento pela adoção das modalidades de telemedicina foi exarado pelo CFM, por meio de Ofício encaminhado ao Ministério da Saúde.

De acordo com o Conselho, as tecnologias poderão ser utilizadas de maneira excepcional, durante o período de crise envolvendo o combate ao Covid-19.

Contudo, a teleconsulta continua proibida, apenas algumas das modalidades da telemedicina estão permitidas:

(I) Teleorientação: para que profissionais da medicina realizem à distância a orientação e o encaminhamento de pacientes em isolamento;

(II) Telemonitoramento: ato realizado sob orientação e supervisão médica para monitoramento ou vigência à distância de parâmetros de saúde e/ou doença;

(III) Teleinterconsulta: exclusivamente para troca de informações e opiniões entre médicos, para auxílio diagnóstico ou terapêutico.

A medida adotada pelo CFM visa, dentre outras coisas, a evitar superlotação dos serviços de saúde, permitir que um maior número de pessoas receba o tratamento/orientação médica adequada, bem como zelar peça proteção da saúde dos médicos e pacientes.

Sem sobra de dúvidas, a medida – ainda que provisória – é um avanço para medicina brasileira que há tanto tempo discute a possibilidade de implantação da telemedicina.

Tags: Conselho Federal de MedicinaCOVID-19Telemedicina
Compartilhar:
Felsberg Advogados
Logo_Eco
© FELSBERG ADVOGADOS - 2026 - Todos os direitos reservados
  • Política de Privacidade
  • Política Anticorrupção
  • Código de Conduta
  • Guia de Conduta de Fornecedores
Globo
  • São Paulo
  • Rio de Janeiro
  • Brasília