Felsberg Advogados
Home | Vendas de material de construção crescem 3,9% em novembro
Publicações

Vendas de material de construção crescem 3,9% em novembro

ornal do Brasil, 05/dez

Pesquisa mensal da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco) revelou que as vendas de material de construção cresceram 3,9% em novembro com relação a outubro. Na comparação novembro de 2012 sobre novembro de 2011, as vendas tiveram um incremento de 2,3%. Já no acumulado do ano, o desempenho foi de 3,3% e, nos últimos 12 meses, o setor apresenta variação positiva de 3,1%.

Segundo o estudo, em novembro o mercado atingiu o terceiro melhor resultado desde janeiro de 2011, ficando atrás apenas dos meses de março e outubro de 2012. “Com estes números, o setor tende a bater a meta e fechar o ano com 3,5% de crescimento sobre 2011”, revela Cláudio Conz, presidente da Anamaco. “Ainda esperamos um bom movimento nas lojas na primeira quinzena de dezembro relacionadas às festas de fim de ano, pois as pessoas querem arrumar a casa para receber a família e comemorar a chegada do ano novo. Essa é uma época do ano em que as vendas sempre crescem acima da média”, completa Conz.

O segmento que mais cresceu em novembro foi o de acabamentos, que teve um desempenho 10% superior a outubro. Já cimento, tubos e conexões de PVC e aço não tiveram resultado favorável.A Região Nordeste foi a que mais cresceu – cerca de 44% dos lojistas da região apresentaram incremento de vendas de 10% a 20%, seguida pela Região Norte, onde 40% dos varejistas tiveram o mesmo desempenho. Já a Região Sudeste registrou aumento de vendas para apenas 28% dos lojistas.

“Continuamos com uma expectativa muito positiva para dezembro, o que já nos permite prever um primeiro semestre 4% superior ao mesmo período de 2012 e um segundo semestre 7,5% acima do deste ano, portanto o crescimento previsto para 2013 é de 6% sobre 2012”, explica o presidente da Anamaco.

Conz, que é membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República e do Conselho Curador do FGTS, participa nesta terça-feira, 4 de dezembro, da cerimônia alusiva à contratação de 1 milhão de moradias entregues e 2 milhões de contratadas do Programa Minha Casa Minha Vida, em Brasília, com a presença da presidenta Dilma Rousseff.

“A contratação de 2 milhões de unidades do Minha Casa Minha Vida dará um fôlego suplementar ao nosso setor em 2013 e 2014. Do ponto de vista da cadeia produtiva, o programa foi de fundamental importância para manter a economia do país aquecida e colaborou sobremaneira para que o setor pudesse continuar gerando emprego e renda”, afirma o presidente da Anamaco.

A Anamaco espera que o setor atinja a meta prevista de crescimento para o ano de 3,5%. Em 2011, o varejo de material de construção cresceu 4,5% sobre 2010, atingindo um faturamento total de R$ 52 bilhões.

Topo Voltar