Felsberg Advogados
Home | Usinas termelétricas terão novas exigências ambientais
Publicações

Usinas termelétricas terão novas exigências ambientais

Folha de São Paulo

Usinas termelétricas terão novas exigências ambientais

Os responsáveis por empreendimentos de geração de energia elétrica a partir de óleo diesel e carvão terão de plantar árvores para liberar o funcionamento de novas usinas ou renovar a licença das já existentes. As novas exigências ambientais deverão ser publicadas hoje no “Diário Oficial” da União, anunciou ontem o ministro Carlos Minc (Meio Ambiente).
Segundo o ministério, está prevista a entrada em operação de mais 82 usinas térmicas movidas a diesel e carvão até 2017, e a emissão de carbono desse tipo de usina aumentaria dos atuais 14 milhões de toneladas de gás carbônico para 39 milhões de toneladas por ano.
O plantio de árvores é uma das medidas complementares para compensar pelo menos um terço das emissões de carbono, que contribuem para o aquecimento global. Estimativas do ministério indicam que uma usina de 100 MWh (megawatt-hora) que opere durante três meses por ano teria de plantar 600 árvores. Outra forma de compensação será investimento na geração de energia renovável, como a eólica.

Topo Voltar