Felsberg Advogados
Home | Seja vintage nas paredes da sua casa
Publicações

Seja vintage nas paredes da sua casa

O Globo, Ystatille Freitas, 14/out

Cartazes antigos de arte e gastronomia dão personalidade e aconchego aos ambientes

Tem um clima vintage rolando também pelas paredes. São pôsteres antigos de arte, publicidade e gastronomia que vêm dando estilo charmoso e aconchegante à decoração. E eles podem estar em qualquer canto da casa. Foi com este recurso simples, por exemplo, que o sótão de uma casa de três andares no Recreio dos Bandeirantes ganhou mais personalidade. Transformado em espaço multiuso pelas arquitetas Claudia Pimenta e Patrícia Franco, o ambiente de 30 metros quadrados inspirado nos pubs londrinos ficou mais descontraído com os cartazes que trazem referências a Andy Warhol e à campanha britânica divulgada durante a Segunda Guerra Mundial.

– Eles dão um ar mais divertido ao ambiente, de cores predominantemente neutras, e ainda destacam certos trechos, como a área do sofá, por exemplo – explica a arquiteta Patrícia Franco. – Mas este recurso deve ser usado em ambientes mais despojados.

Seguindo esse pensamento, a sala de cinema também pode ser um espaço perfeito para receber coleções inteiras de cartazes retrô. Tanto que o trio de arquitetos Mariana, Luiz e Bruno Marinho usou e abusou dos pôsteres de filmes em um pequeno cinema projetado para uma casa em Angra dos Reis. Clássicos como “Frankstein” e “O poderoso chefão” estão por todas as paredes. Alguns dos títulos que estão ali pendurados são parte da cinemateca da residência.

– Nós combinamos quadros que têm diferentes tamanhos, procurando um bom resultado estético. Os pôsteres foram pesquisados na internet e em antiquários e escolhidos a partir dos desenhos gráficos. Os mais atraentes foram levados para as paredes – conta o arquiteto Luiz Marinho.

Além de descontrair a decoração, esses desenhos também tornam os ambientes mais aconchegantes, com os seus tons e desenhos típicos dos tempos antigos. A composição de cartazes retrô na cozinha assinada pela arquiteta Paloma Yamagata em um apê no Jardim Botânico deu uma bossa ao ambiente. O tom amadeirado da parede e o mobiliário contribuem para o toque acolhedor. Já a dupla Mariana Dornelles e Fillipi Sartori fez uma seleção de pôsteres com os temas refrigerante e cachorro-quente para decorar a parede em frente à copa de azulejos hidráulicos retrô do seu escritório, em Ipanema, e assim, tornar os momentos do café mais saborosos.

– É uma forma simples e barata de decorar, que pode ser adotada na cozinha, na sala, no loft… E os temas podem estar associados à função que cada ambiente exerce ou às paixões do morador – acrescenta Mariana Dornelles, que gosta de ter um clima retrô.

Ao pendurar o cartaz na parede, é possível optar por molduras alternativas ou mais chiques. Mariana escolheu o estilo mais despojado, usando apenas um arame. Mas quem quiser, pode usar caixas de acrílico para emoldurar os cartazes e dar um ar mais arrumadinho. De todo jeito, fica vintage.

Topo Voltar