Felsberg Advogados
Home | Queda nos preços do petróleo demonstra mercado abastecido, diz AIE
Publicações

Queda nos preços do petróleo demonstra mercado abastecido, diz AIE

Diretora – executiva acredita que redução pode ajudar economia global

Fonte: Reuters – Quarta-feira, 17 Abril, 2013 – 14:38

A queda nos preços do petróleo desde a máxima deste ano em meados de fevereiro mostra que o mercado está suficientemente abastecido, disse a diretora-executiva da Agência Internacional de Energia (AIE), Maria van der Hoeven, acrescentando que tal queda pode ajudar a economia global.

Na terça-feira, o petróleo Brent recuou para abaixo de 100 dólares por barril pela primeira vez em nove meses, após dados sobre a China e os EUA enfraquecerem as perspectivas para a demanda.

O contrato referência tem se mantido na maior parte do tempo acima de 100 dólares por barril desde 2011, apoiado em temores sobre a oferta, que começaram com uma turbulência civil na Líbia e em seguida foram impulsionados pelas tensões crescentes relacionadas ao programa nuclear iraniano.

Governantes em todo o mundo temem que os altos custos de energia ameacem inviabilizar a incipiente recuperação econômica global da crise financeira. O petróleo Brent já cumula queda de 16 por cento ante a máxima do ano de 119,17 dólares, atingida em 8 de fevereiro.

“Eu realmente espero que isso ajude… por que, como todos sabemos, preços altos do petróleo podem ter um impacto sobre a recuperação da economia”, disse Van der Hoeven à Reuters. “Eu acho que isso também mostra o que nós dissemos mais de uma vez, que não há problemas de fornecimento.”

A AIE cortou sua estimativa para o crescimento global da demanda por petróleo em 2013, o terceiro dos principais analistas mundiais de petróleo que, na semana passada, estimaram um consumo mais fraco.

 

Topo Voltar