Felsberg Advogados
Home | Piauí tem potencial para a produção de gás, diz diretora da ANP
Publicações

Piauí tem potencial para a produção de gás, diz diretora da ANP

Magda Chambriard anuncia cronograma para o início da exploração da Bacia do Parnaíba

Fonte: G1 – Segunda-feira, 1 Abril, 2013 – 15:55

A diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Magda Chambriard, afirmou nesta segunda-feira (1º) que o Piauí tem potencial para a produção de gás.

“A Agência Nacional do Petróleo tem um plano plurianual de geologia e geofísica e através desse plano nós estamos estudando áreas interiores. O Piauí foi o primeiro estado onde nós adquirimos uma sísmica de grande porte”, disse.

Magda Chambriard explicou que já existe um cronograma para o início da exploração da Bacia do Parnaíba. “A licitação deve ocorrer nos dias 14 e 15 de maio. O que significa que em agosto devemos estar assinando os contratos de concessão e a partir dai começam todos os trabalhos, que devem demorar uns quatro anos”, afirmou.

Segundo secretário de mineração e Petróleo e Energia Renováveis, Edson Ferreira, a confirmação da diretora da agência é um marco para o estado, pois dos 20 blocos terrestres da Bacia do Parnaíba, 14 estão são piauiense. A área engloba 34 municípios do Piauí.

“Acreditamos e comprovamos que é possível produzir gás no Piauí. A agência planejou e realizou um estudo de 22 mil quilômetros”, declarou.

O governador Wilson Martins afirmou que o estudo concretizou um sonho para o estado. Segundo ele, 22 mil Km² é uma área maior do que a do estado de Sergipe e representa um grande potencial de desenvolvimento para o Piauí.

“Já existem mais de 100 empresas interessadas, mas é evidente que existem regulamentos e há uma expectativa de que pelo menos 60 empresas dessas serão aprovadas. Um número absolutamente representativo para o mundo inteiro. Eu não tenho duvidas que até outubro devemos estar transformando essa riqueza em desenvolvimento para o nosso estado”, disse.

Topo Voltar