Felsberg Advogados
Home | Petrobras descobre indício de petróleo na bacia de Sergipe-Alagoas
Publicações

Petrobras descobre indício de petróleo na bacia de Sergipe-Alagoas

Plataforma da Petrobras em águas profundasA Petrobras anunciou nesta quinta-feira (11) uma nova descoberta de hidrocarbonetos na bacia de Sergipe-Alagoas, em águas ultraprofundas do bloco SEAL-M-426.

A descoberta ocorreu durante a perfuração do poço conhecido como Farfan, em águas com profundidade de cerca de 2.720 m.

Segundo comunicado da estatal, foram constatados indícios de petróleo durante a perfuração do poço.

A companhia informou que a partir da profundidade de 5.582 m foi verificada uma coluna de hidrocarbonetos de cerca de 44 metros, dos quais 40 metros são formados por arenitos porosos portadores de hidrocarbonetos leves.

O poço continuará a ser perfurado até a profundidade de 6.000 m, e a Petrobras fará análises de rocha e fluido obtidos nesse poço para apresentar o plano de avaliação da descoberta à ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).

O bloco é parte da concessão BM-SEAL-11, operada pela Petrobras, com 60% de participação, em parceria com a IBV Brasil, que detém os 40% restantes.

 

PROMISSORA

A bacia de Sergipe-Aracaju tem sido local de descobertas recentes.

O poço Farfan, localizado a 109 km do município de Aracaju, está a cerca de 21 km a sudeste da acumulação de Barra, que revelou a primeira descoberta significativa de gás em águas ultraprofundas da bacia.

A Petrobras anunciou também em agosto a conclusão da perfuração do poço de extensão de Barra, também portador de óleo e localizado a cerca de 10 km a noroeste do poço Farfan.

 

Fonte: Folha de São Paulo

Topo Voltar