Felsberg Advogados
Home | Opep reduz previsão de demanda do grupo e crescimento em países como Brasil e EUA
Publicações

Opep reduz previsão de demanda do grupo e crescimento em países como Brasil e EUA

Organização acredita em queda de 400 mil barris por dia em 2013

Redação NNpetro – Quarta-feira, 16 Janeiro, 2013 – 14:34

 

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) reduziu a previsão de demanda por petróleo produzido pelos países membros do grupo para 29,6 milhões de barris por dia em 2013. Esta redução resultará na queda de 400 mil barris por dia neste ano em comparação com 2012.

De acordo com a Exame, em um relatório mensal sobre o mercado de petróleo, a Opep também confirmou que a Arábia Saudita cortou a produção de 9,5 milhões de barris por dia em novembro para para 9 milhões de barris por dia em dezembro. Esse foi o maior corte mensal na produção em quase três anos e ocorreu logo depois de o país aumentar a produção para compensar os problemas na Líbia e as sanções do Ocidente impostas ao Irã.

O crescimento da oferta de países de fora da Opep deve aumentar 900 mil barris por dia em 2013, para a média de 53,9 milhões de barris por dia, estável em relação ao relatório anterior da Opep. Segundo o grupo, o crescimento virá principalmente de Brasil, EUA, Canadá, Austrália, Sudão e Sudão do Sul. A Opep espera que a oferta dos dois últimos países dobre em 2013, para a média de 240 mil barris por dia.

Produção brasileira
Para o Brasil especificamente, a Opep prevê produção de 2,72 milhões de barris por dia em média, neste ano. A previsão é a mesma feita no relatório anterior do cartel e representa um aumento de 100 mil barris por dia sobre a oferta de 2011. As informações são da Dow Jones.

Topo Voltar