Felsberg Advogados
Home | Inovando na construção
Publicações

Inovando na construção

Folha de São Paulo, Janela, 07/out

Processo que inova completamente a maneira de projetar e executar obras, o BIM (Building Information Modeling, ou Modelagem da Informação da Construção) está revolucionando o planejamento e a produção de edificações em todo o mundo e vem sendo cada vez mais utilizado na construção brasileira.

Para apresentar o que tem sido feito de mais avançado em obras nacionais e internacionais, o SindusCon-SP promoverá o 3° Seminário BIM em 18 de outubro, no Teatro Renaissance, em São Paulo.

O BIM é utiliza um sistema de softwares de modelagem tridimensional de projetos, totalmente parametrizado, que reúne on line todas as informações das disciplinas envolvidas na execução de obras, evitando erros de projeto e permitindo a visualização imediata dos desdobramentos arquitetônicos, técnicos e financeiros de qualquer alteração introduzida por novos dados ou mudanças no projeto original.

No evento, o professor da universidade Penn State (EUA), John Messner, autor de dois manuais completos, comentará suas publicações na palestra O Guia de Implantação BIM da Penn State. O consultor Jan Reinhardt, sócio da Adept Project Delivery, falará sobre Experiência de Implantação de BIM no Brasil, e Jason Donald Mayes, gerente de projetos da Beck Technology, apresentará um case internacional de utilização de BIM na obra.

Para mostrar como as construtoras brasileiras implementaram o processo e formaram suas equipes, o vice-presidente de Tecnologia e Qualidade do SindusCon-SP e diretor da Sinco Engenharia, Paulo Sanchez, exporá o Case Sinco de aplicação do BIM em obras comerciais. E o diretor de Engenharia da JHSF, Paulo Sergio de Oliveira, detalhará os cases desta construtora em obras residenciais a shopping centers.

Já o professor titular aposentado da UFF e sócio gerente da GDP, Sergio Amorim, trará exemplos de implantação em obras pré-fabricadas de estrutura metálica, enquanto José Laginha Neto, diretor do GTP, exporá cases BIM em obras pré-moldadas em concreto.

A aplicação do BIM em obras do Exército brasileiro será outro destaque. O tenente-coronel Alexandre Nascimento, da Diretoria de Obras Militares do Exército, falará sobre o case GIS (Sistema Geográfico de Informação) e a modernização do sistema de gestão de obras militares. Ao final, o engenheiro de projetos da Vico, Christopher James Mouflard, apresentará uma solução de programação e controle de curvas de balanço de atividades, criado e patenteado por sua empresa em obras modeladas. O evento, realizado pelos Comitês de Tecnologia e Qualidade e de Meio Ambiente do Sindus¬Con-SP, terá patrocínio de Autodesk, Beck Technology, Bentley Sustaining Infrastructure, Brasil Insurance Central de Seguros, Deca, Essence, Gerdau, Vico Soft¬ware e TQS Informática. Informações e inscrições: (11) 3334-5600, opção 4; oucaa@sindusconsp.com.br.

Fonte: Ademi

Topo Voltar