Felsberg Advogados
Home | IBP defende revisão de índices de conteúdo local para contratos futuros
Publicações

IBP defende revisão de índices de conteúdo local para contratos futuros

De Luca diz que investimentos da Petrobras não foram acompanhados pela capacidade da indústria

Redação NNpetro – Quarta-feira, 13 Março, 2013 – 14:03

O presidente do Instituto Brasileiro do Petróleo (IBP), João Carlos de Luca, defendeu, nesta quarta-feira (13), uma revisão dos índices de conteúdo local para contratos futuros. Segundo de Luca, as regras “afetam a Petrobras”, que “tem a capacidade limitada pela indústria”.

O presidente do IBP disse que os investimentos da Petrobras deram um salto que não foram acompanhados pela capacidade da indústria. Ele lembra que nas décadas de 80-90 os investimentos da estatal eram de cerca de US$ 2 bilhões e hoje o plano quinquenal está em US$ 236,5 bilhões. “O nível de investimento aumentou extremamente sem que a capacidade da indústria tenha acompanhado”, disse.

O IBP trabalha em um estudo onde agentes do setor e governo discutem a questão do conteúdo local. A proposta visa reduzir alguns percentuais, premiar empresas que excederem os índices e reinvestir as eventuais multas no crescimento do setor, em vez de destiná-las ao Tesouro, segundo o presidente do Instituto. De Luca disse ainda que o estudo está tendo boa aceitação.

(Com informações da Estado de S.Paulo)

Topo Voltar