Felsberg Advogados
Home | FUP aprova greve dos trabalhadores da Petrobras
Publicações

FUP aprova greve dos trabalhadores da Petrobras

Fonte: Valor Econômico – Por Marta Nogueira

petro

RIO – O conselho deliberativo da Federação Única dos Trabalhadores aprovou, em reunião realizada hoje e ontem, no Rio de Janeiro, uma greve nacional entre 20 e 24 de fevereiro. A greve ainda precisará ser aprovada por assembleias, realizadas por funcionários da Petrobras em todo o país.

A principal reivindicação dos funcionários é a definição de indicadores e de uma nova metodologia para o pagamento de Participação nos Lucros e Resultados (PLR). Os trabalhadores não querem mais que a PLR seja calculada com base no lucro da empresa.

As assembleias para a avaliação dos funcionários sobre a greve começam a acontecer na próxima segunda-feira, mesmo dia em que a Petrobras divulgará os resultados financeiros do quarto trimestre do ano passado e os números consolidados de 2012.

Na segunda-feira desta semana, os trabalhadores da Petrobras realizaram uma greve nacional, de 24 horas, que afetou pelo menos 34 das 45 plataformas da estatal na Bacia de Campos, responsável por mais de 80% da produção da empresa no país. A produção não foi impactada devido a manifestação.

“A categoria não aceita que a Petrobras tente penalizar os trabalhadores, reduzindo em mais de 50% os valores da PLR enquanto preserva integralmente a remuneração dos acionistas, sem alterar os dividendos, apesar da queda do lucro”, disse a FUP em nota.

A FUP afirmou que ainda nesta semana solicitará audiências com os representantes da Petrobrás e do seu conselho de administração para apresentar as reivindicações dos trabalhadores.

O conselho da FUP é formado por cerca de 30 sindicalistas representantes da federação e de seus 14 sindicatos filiados.

Topo Voltar