Felsberg Advogados
Home | Fator Acidentário de Prevenção – FAP
Publicações

Fator Acidentário de Prevenção - FAP

O Fator Acidentário de Prevenção – FAP calculado em 2011 e vigente para o ano de 2012, assim como as respectivas ordens de frequência, gravidade, custo e demais elementos que possibilitam as empresas verificar o respectivo desempenho dentro da sua Subclasse CNAE, já estão disponíveis para consulta no web site do Ministério da Previdência Social. As informações podem ser obtidas no seguinte endereço: https://www2.dataprev.gov.br/FapWeb/pages/login.xhtml

Referida impugnação deverá versar, exclusivamente, sobre divergências quanto aos elementos previdenciários que compõem o cálculo do FAP, devendo ser apresentada no período compreendido entre 1º de outubro e 1º de novembro de 2011.

Ademais, as empresas que estiverem impedidas de receber FAP inferior a 1,0000 por apresentarem casos de morte ou de invalidez permanente ou em virtude de alta rotatividade de pessoal (calculada na fase de processamento do FAP anual, acima de 75%) poderão impugnar o impedimento caso comprovem ter realizado investimentos em recursos materiais, humanos e tecnológicos em melhoria na segurança do trabalho, com o acompanhamento dos sindicatos dos trabalhadores e dos empregadores e práticas trabalhistas adequadas.

O Departamento Trabalhista de Felsberg, Pedretti e Mannrich Advogados e Consultores Legais está à disposição para maiores esclarecimentos acerca do assunto.

DEPARTAMENTO TRABALHISTA
FELSBERG E ASSOCIADOS
A presente publicação possui caráter exclusivamente informativo, não contém qualquer opinião, recomendação ou aconselhamento legal do Felsberg e Associados a respeito dos temas aqui abordados.

Topo Voltar