Felsberg Advogados
Home | Brasil pode ter primeira licitação para gás não convencional este ano
Publicações

Brasil pode ter primeira licitação para gás não convencional este ano

Exploração de gás multiplicaria as reservas do país

Redação NNpetro – Sexta-feira, 11 Janeiro, 2013 – 11:00

4Governo estuda possibilidade de realizar, ainda este ano, a primeira rodada de licitação para exploração de campos de gás não convencional. Segundo o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão a inesperada licitação pode ocorrer em dezembro.

A boa notícia foi dada ontem (10) pelo ministro, após longa reunião com a presidente Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto. Apesar da licitação de gás ainda estar em estuda e não ter definição de data, a notícia deixa o mercado otimista.

Segundo a diretora-geral da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Magda Chambriard, o Brasil tem potencial de gás e óleo não convencional em diversas regiões.

O potencial máximo brasileiro de gás não convencional, ainda a ser avaliado, seria de 500 trilhões de pés cúbicos (TCF), de acordo com a ANP. Avaliando apenas as bacias do Parnaíba, do Recôncavo (Bahia) e de Parecis (Mato Grosso) este potencial chegaria a 200 TCFs. As estimativas mostram o potencial das reservas do país, com crescimento de cerca de 13 TCFs.

11ª rodada

Ontem o ministroLobão, informou que a presidente Dilma Rousseff aprovou a realização da 11ª rodada de licitações de petróleo. De acordo com o ministro, metade dos blocos será para exploração em terra e a outra metade no mar. Os leilões dos blocos de pré-sal devem ocorrer em novembro.

Topo Voltar