Felsberg Advogados
Home | Atividade do comércio cresce 2,3% em outubro puxada por material de construção
Publicações

Atividade do comércio cresce 2,3% em outubro puxada por material de construção

Fonte: Folha de São Paulo

A recuperação do setor de material de construção garantiu uma reação mais forte do comércio em outubro.

Dados da Serasa Experian indicam um avanço de 2,3% na atividade das lojas no mês passado em relação a setembro. Na comparação com o mesmo período de 2011, houve crescimento de 13,3%.

Os números são apurados com base nas consultas à base de informações da companhia.

Segundo a área econômica da Serasa, o resultado de outubro está em linha com a recuperação da economia e reflete as reduções da taxa de juros e a melhora nos níveis de inadimplência do consumidor. Ambos os fatores devem sustentar o crescimento do comércio nos próximos meses.

O setor de material de construção registrou crescimento de mais de 9% nas duas comparações em outubro e reverteu o baixo desempenho de setembro. Naquele mês, o segmento foi o principal responsável pelo indicador geral do comércio ao registrar recuo de 9%.

O indicador de setembro, que ficou negativo em 2% na comparação mensal, também foi prejudicado pelo baixo número de dias úteis no mês.

As vendas de material de construção no varejo acumulam alta de 8% de janeiro a setembro, segundo a Abramat (Associação Brasileira da Indústria de Material de Construção).

As lojas, que representam metade das encomendas para as indústria, tem ajudado a segurar o desempenho da cadeia produtiva, que sofre com a retração das áreas de infraestrutura neste ano.

O avanço de 5,4% no grupo de combustíveis e lubrificantes, além da alta (2,4%) no segmento de moveis e eletroeletrônicos também contribuíram para o crescimento da atividade do comércio em outubro.

O varejo de vestuário e calçados foi o único a apresentar queda no último mês, pela segunda vez consecutiva.

Topo Voltar