Felsberg Advogados
Home | ANP exige que Petrobras aumente investimentos para produção de petróleo
Publicações

ANP exige que Petrobras aumente investimentos para produção de petróleo

Plano para o campo de Roncador foi aprovado pela Agência com ressalvas

Redação NNpetro – Sexta-feira, 18 Janeiro, 2013 – 09:52

A Agência Nacional de Petróleo (ANP) aprovou, com ressalvas, o plano de desenvolvimento da Petrobras para o campo de Roncador, na Bacia de Campos, além de exigir que a estatal brasileira invista em mais poços e plataformas, a custos de mais de R$ 1 bilhão.

O campo de Roncador é o primeiro dos 11 megacampos que estão tendo as atividades revistas. As concessões são as que mais pagam participação especial no país, responsáveis por 4/5 da produção nacional. O objetivo da ANP é reverter o declínio de produção, que chegou a 40% em campos maduros entre 2011 e 2012.

Está previsto que a ANP divulgue a revisão dos outros campos e que deve manter o mesmo critério nas avaliações. A Petrobrás apresentou projetos para recuperar os campos, mas o resultado da avaliação de Roncador revela que a ANP considera insuficientes as ações da estatal. No caso de Marlim, a produção passou de 600 mil barris por dia, em 2002, para 192 mil barris em agosto de 2012.

Produção

A Petrobrás só está conseguindo manter estável a produção, pois a queda de campos antigos é compensada pela elevação de produção em novos campos do pré-sal.

Topo Voltar