Felsberg Advogados
Home | Alto padrão garante Gafisa em 2013
Publicações

Alto padrão garante Gafisa em 2013

Brasil Econômico, 14/dez

O retorno alcançado pela Gafisa no segmento de alto padrão, após o desaquecimento da economia ter atrapalhado a estratégia para o setor de baixa renda, leva analistas a projetarem que o aumento de lucro da empresa será um dos maiores no setor em 2013. A Gafisa, que neste ano recusou uma proposta de compra de participação feita pela Equity Internacional, do bilionário americano Sam Zell, deve fechar o próximo ano com um lucro de R$ 0,46 por ação, um aumento de 24 vezes em relação a 2012 e a maior expansão esperada para integrantes do índice Bloomberg World Real Estate, que tem 308 membros.
Para a empresa do setor imobiliário russa PIK Group, a previsão é de que o lucro por ação triplique para 5,88 rublos, o segundo maior aumento, de acordo com dados compilados pela Bloomberg. A empresa brasileira está saindo de projetos de baixa renda subsidiados pelo governo, disse Guilherme Vilazante, analista do Barclays. A Gafisa teve prejuízo em seis dos últimos oito trimestres ao fazer uma estimativa muito alta para a demanda e ao construir moradias de baixa renda num ritmo mais forte que as vendas. Ao mesmo tempo, a economia brasileira tem a previsão de crescer 1,03%, menos do que os 2,7% de 2011, segundo pesquisa do Banco Central com o mercado.
“Em 2009, a Gafisa, assim como outras construtoras, tinha uma expectativa muito grande em relação ao crescimento do setor”, disse Vilazante, que tem recomendação equivalente à compra para as ações da empresa, em entrevista por telefone de São Paulo. “Mas acabou descobrindo que a rentabilidade desses novos projetos não era tão boa. Os balanços sofreram por um tempo por causa disso. Agora a empresa parece estar focando em cortar volume de lançamentos e melhorar as margens, o que deve trazer bons resultados.” A assessoria de imprensa da Gafisa não quis fazer comentários sobre as perspectivas para o próximo ano.

 

Topo Voltar