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Acesso à web é novo foco de reclamações contra a TIM

Operadora, investigada pela Anatel por interrupção de ligações, enfrenta série de queixas no Rio, em SP e Brasília

ERNANDA NUNES / RIO – O Estado de S.Paulo

A operadora de telefonia TIM/Intelig, sob investigação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) desde agosto por supostos cortes propositais de chamadas do plano Infinity, agora passa por outra bateria de queixas, desta vez relacionadas ao serviço de acesso à internet.

Desde a semana passada, clientes da companhia no Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília reclamam de apagões na prestação do serviço, em especial nos planos corporativos, um dos focos da operadora na disputa pelo mercado. A Anatel informou que somente se posicionará sobre a questão nos próximos dias.

A empresa reconhece que está havendo falhas na prestação do serviço e diz que a expectativa é solucionar definitivamente os problemas no período de seis meses, como informou o presidente da Intelig, Rogério Takayanagi. Segundo ele, este é o tempo necessário para concluir a integração dos processos das duas empresas, TIM e Intelig, cuja junção ocorreu em 2009. Os problemas ocorrem, segundo informou, por conta da padronização operacional, e não por deficiência de infraestrutura.

“A TIM tem crescido na velocidade de um pequeno país todo ano. Podemos frear o crescimento e aumentar as tarifas. Mas esse não é o objetivo dos operadores”, disse Takayanagi, complementando que assumiu a presidência da Intelig neste mês com a missão de concluir a integração das empresas e garantir qualidade no serviço.

Em meio ao processo de transição, os clientes seguem reclamando. “A minha sorte é que trabalho com outra operadora de telefonia, alternativa à TIM/Intelig. Caso contrário, teria quebrado”, contou Fábio Luiz Oliveira do Nascimento, diretor da Netway, provedora de internet no Rio. A Netway ficou sem acesso à internet por uma semana, entre os dias 15 e 21 de setembro. Sem sucesso na tentativa de retomar o serviço, pediu o cancelamento do contrato.

A avaliação do consumidor é que o serviço da Intelig, da qual era cliente, piorou após a aquisição da operadora pela TIM. “A minha empresa vende acesso à internet. Imagine o prejuízo que tivemos. Antes da compra pela TIM isso não acontecia. A Intelig era uma empresa muito mais estável”, reclamou.

Há três anos, a TIM justificou a compra da Intelig com a promessa de ser uma “alternativa aos monopolistas do mercado”. A intenção era atuar como um agente de peso em telefonia móvel e fixa, banda larga e transmissão de TV.

Atualmente, a TIM Intelig enfrenta acusação do Ministério Público do Paraná de derrubar ligações de clientes que pagam por discagem e não por tempo, o que está sob investigação da Anatel. / COLABOROU RODRIGO PETRY

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